Extrema. A joia do Sul de Minas.

A cidade, no extremo Sul de Minas Gerais, reluz como um diamante lapidado, mostrando todas as suas melhores facetas.

Uma terra de oportunidades!

{

Extrema é um município focado no futuro, Considerada a melhor cidade do Brasil em desenvolvimento municipal e a terceira melhor cidade de Minas Gerais em qualidade de vida, para nós é motivo de orgulho contribuir e participar com nosso investimento.

Julio Bento

Fundador, Vivá Incorporadora

Melhor cidade para se viver!

Extrema ganhou fama nacional com sua qualidade de vida, sua economia dinâmica e com seu meio ambiente bem cuidado. Segundo o índice de Responsabilidade Social da Faculdade João Pinheiro.  

Localizada no melhor dos dois mundos!

A cidade está localizada em Minas Gerais, mas muito próxima da capital paulista, São Paulo, o que permite compartilhar a prosperidade dos dois estados!

Extrema possui um dos maiores polos industriais do interior de Minas Gerais e atualmente conta com mais de 300 indústrias, gerando um aumento exponencial em sua economia e desenvolvimento social.  Cercada pela BR-381, também conhecida como Rodovia Fernão Dias, temos acesso fácil às principais cidades de Minas e São Paulo.

DISTÂNCIA DAS PRINCIPAIS CIDADES: 

DISTÂNCIA DOS PRINCIPAIS AEROPORTOS: 

NÚMEROS DE EXTREMA:

POPULAÇÃO RESIDENTE

33.729

Habitantes

%

CRESCIMENTO POPULACIONAL (Entre 2000 e 2013)

POPULAÇÃO MASCULINA

16.999

Homens

PIB

R$ 4.676.285.000,00

3º Maior PIB do Sul de Minas

POPULAÇÃO FEMININA

16.729

Mulheres

PIB PER CAPITA

R$ 128.233,82

Fonte: DATASUS | Dados Demográficos e Socioeconômicos de 2013

Economia

  • 1ª cidade do Brasil em desenvolvimento municipal (FIRJAN em 2015)
  • Maior arrecadação de ICMS do Sul de Minas
  • 2ª maior cidade industrial de Minas Gerais
  • 2º maior crescimento do PIB no estado
  • 3º maior PIB do sul de Minas Gerais.

Logística

Portos e Aeroportos próximos de Extrema:

  • Aeroporto de Viracopos, em Campinas/ SP
  • Aeroporto de Congonhas, São Paulo/ SP
  • Aeroporto Internacional de São Paulo, Guarulhos/ SP
  • Porto Seco, Varginha/ MG
  • Porto de Santos, Santos/ SP
  • Ao lado da Rodovia Fernão Dias
  • Portal do Estado de Minas Gerais. 

Sustentabilidade

Criadora do premiado Projeto Conservador de Águas.

Turismo e Lazer

Rodeada de atrativos naturais, Extrema aposta no turismo como uma economia de forte potencial para o crescimento. Conheça as 5 principais rotas turísticas da cidade.

Rota das Águas

Região leste onde está localizado o Rio Jaguari, nessa rota encontra-se o Parque Municipal da Cachoeira do Salto, além de cachaçarias, alambiques, apiário, café mineiro, doces e queijos artesanais, vendas e mercearias típicas rurais, gastronomia típica mineira e hospedagens com um lindo visual. Com os seus saltos e cachoeiras que possibilitam a prática de rafting, a rota conta ainda com o Pico do Lobo Guará e acesso ao município de Camanducaia e distrito de Monte Verde e à cidade de Joanópolis.

Rota das Pedras

Localiza-se na região oeste do território. A terra é o elemento central. Na Rota das Pedras, além da Serra das Anhumas, há também um relevo ameno, com mares de morros. Para os aventureiros é possível passear pelo alto da serra em meio à neblina, apreciar belíssimas paisagens, além da fauna e flora silvestres. O atrativo âncora desta rota é a inscrição rupestre do sítio arqueológico Pedra do Índio (temporariamente fechado para ações de conservação), além de retiro budista e ateliê de artes. Não deixe de viver essa experiência!

Rota do Sol

Situa-se na região norte do município e é caracterizada pelo elemento fogo em referência à face norte que mais recebe horas de incidência solar, diferenciando a biodiversidade local. A Rota do Sol é para aventureiros que apreciam as trilhas de jipe, moto e bicicletas no alto da Serra das Anhumas. Nos passeios pelas estradas rurais é possível encontrar vários mirantes naturais de onde se avista a Serra do Lopo, Serra de Itapeva e os vales dos Rios Jaguari e Camanducaia. Para se refrescar sugerimos um descanso na Prainha do Juncal. A rota conta ainda com pousadas, artesanato em tear, comida mineira e a simpatia da gente hospitaleira da nossa terra!

Rota das Rosas

Corresponde ao centro urbano, marco zero do município que tem por atrativo principal o Santuário de Santa Rita de Cássia, que conta com imagem fac-simile (cópia idêntica) da padroeira do município. Em seu interior encontram-se obras em cobre martelado do artista plástico e mosaicista italiano Alfredo Mucci, que viveu por um período na cidade.
A rota conta com os Parques Municipais de Eventos e da Cachoeira do Jaguari, além de artesanato local, Produção Associada ao Turismo, Feira do Produtor Rural, Roteiro Gastronômico, outlets, cervejarias artesanais, restaurantes, pousadas e hotéis para bem receber o visitante. Caminhar pelas ruas da cidade é sentir o ar do interior de Minas Gerais.

Rota dos Ventos

Situa-se na região sul do município. Seu principal atrativo é a Serra do Lopo, com os mirantes naturais, trilhas e rampas de voo livre. A divisa dos Estados de Minas Gerais e São Paulo percorre o cume de onde pode se avistar a Represa do Sistema Cantareira e Vale do Rio Jaguari, além da Serra das Anhumas e a cidade de Extrema. A rota abriga ainda o Parque Ecológico Pico dos Cabritos com trilhas, restaurante, pousada e spa.
Para quem busca aventura ou somente contemplar a biodiversidade da Floresta Atlântica, essa é a rota ideal com trilhas para caminhada, pedras para escalada e rapel, visitas à Reserva Florestal do Sauá, além de outras opções de restaurantes e hospedagens.

feliz de quem a conhece!

{

Sempre visitamos Extrema para viver a Natureza com nossos filhos. Moramos em Campinas e sentimos falta quando ficamos mais de um mês longe daqui. Tudo é muito lindo e voltamos felizes! 

Luana Marcondes, visitante e amante de Extrema e suas aventuras na Natureza